sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

30 de dezembro de 2011 - Sócrates o jogador

A arte da democracia: é o que Sócrates achou em Cuba e que a Globo teme!

12/29/2011 11:10:00 PM RONALDO - LIVREIRO NO COMMENTS

do DIÁRIO LIBERDADE

291211_cuba-democracia


Diário Liberdade
- [Aloísio Silva] Poucos dias antes de ficar doente Sócrates visitou Cuba.


Lá ele viu alguns meninos, sem camisa e descalços, jogando bola em frente uma, das muitas praças com as imagens de Fidel Castro e Che Guevara, e pediu para a mulher registrar o momento. Cena rara na capital cubana, pois lá o boxe ou mesmo o basebol que são os esportes populares, Sócrates viu naquela pelada das crianças, um futebol puro. Pureza esta também rara de se encontrar em nosso capitalismo globalizado.

Aquela cena o fez refletir sobre o convite recente que recebera para trabalhar na seleção do país socialista. "Ele me disse que esta imagem dos garotos jogando futebol na rua representa o verdadeiro futebol arte. Sócrates lembrou que foi assim que o Brasil passou a existir para a bola" lembra Kátia Bagnarelli, de 30 anos, viúva do "Doutor", que o acompanhou, na última viagem a ilha, em entrevista a um jornal do Rio de Janeiro.

Um dos fundadores da democracia corintiana, Sócrates sempre foi admirador de como a sociedade cubana se organizava, principalmente, devido à participação ativa do povo no processo político da ilha. Um de seus filhos se chama Fidel.

Sócrates até foi convidado a trabalhar como treinador para a seleção de Cuba. No entanto quis o destino que isso não se materializasse. Sócrates em entrevista sobre o assunto, a outro jornal brasileiro, afirmou que queria receber como qualquer cidadão cubano, caso fosse prestar serviços ao povo cubano. "Se um dia for técnico ou ajudar de alguma forma a seleção cubana, não quero receber qualquer valor exorbitante". Tinha que ser igual a um cubano.

O produtor Fernando Kaxassa conta que Sócrates tinha espírito cubano. "Ele tinha uma relação muito forte com o povo cubano. Adorava ir para Havana, era recebido com muito carinho por todos, mesmo quem não sabia que ele tinha sido jogador "— diz Fernando, que estava em produção de um filme sobre a história do amigo quando ele morreu.

Sócrates sempre defendeu a revolução cubana e Fidel Castro. O "Doutor" se mostrava impressionado com a forma com que os cubanos viviam, sobre um bloqueio terrível e com tão poucos recursos materiais. Numa participação para um programa de uma rede de televisão recentemente, ao referir sobre Cuba deixou apresentadora de tal programa de entrevista de "queixo caído". "Não existe sociedade perfeita, mas existem algumas que se aproximam daquilo que eu acredito e Cuba é exatamente isso".

Em outra entrevista a outro meio de comunicação impresso, questionado sobre por que um democrata colocaria o mesmo nome do filho de um "ditador", Sócrates foi claro, curto e direto: "... ao Fidel Castro, símbolo da Revolução Cubana, como Che Guevara, as pessoas estão mal informadas. No nosso país se conhece muito pouco o que acontece fora daqui e mesmo aqui dentro. A estrutura política cubana é extremamente democrática. Eu queria que meu filho nascesse lá, eu queria ser um cubano. Nós estivemos lá agora, nós fomos passear! Peguei minha mulher e fui lá, passear, curtir lampejos de humanidade. Um povo como aquele, numa ilhota, que há mais de 60 anos briga contra um império, só pode ser muito forte, e ditadura alguma faz um povo tão forte. Ditadura não é tempo de serviço, necessariamente é qualidade de serviço. Em Cuba, o povo participa de tudo, em cada quarteirão. E aqui? Pra quem você reclama? Você vota e não tem pra quem reclamar.".

Em poucas palavras transformou a "ditadura dos Castros" em uma democracia de um resistente povo.

Um banho de cidadania, era assim que Sócrates dizia se sentir em Cuba. Aquele que deu muitas alegrias a nação brasileira, com sua arte, também sabia reconhecer as coisas além da superficialidade.
A arte em Cuba, esta nos meninos que joga futebol na rua, num país sem violência, com imensos avanços humanitários e sociais. E com certeza, está na resistência de um povo bravo e guerreiro, que luta contra a barbárie do sistema capitalista, e não teme por isso, mesmo que desagrade o maior império econômico e militar de nosso tempo.

Mas também esta na alta-intensidade de sua democracia que sobrevive, por exemplo - apesar do criminoso bloqueio econômico - com um processo de ampla participação popular que começa na rua de casa e que depois se alastra nas assembleias por bairros e por municípios. Coisa que já dura aí mais de 50 anos e que turista não costuma enxergar.

O povo cubano é um povo que luta com sacrifício, só que acima de tudo é um povo feliz!
Como escreveu o historiador Luis Fernando Ayerbe no final de seu livro, a Revolução Cubana e o desenvolvimento do socialismo cubano não têm como ser entendido como um modelo fechado de aplicação universal, mas uma experiência que se expressou na sociedade cubana como uma forma inovadora, em uma situação de crise, onde se buscou retomar o espírito libertário que lhe deu origem e consolidou seu patrimônio de conquistas na direção de outro mundo é possível. Isso já dura mais de meio século.

Entre tantas coisas, democracia e futebol arte foi o que Sócrates achou em Cuba. Mas isso são coisas que os telespectadores da rede globo jamais saberão. Com um grande ódio ideológico a grande mídia conservadora, tendo no Brasil como carro chefe a rede globo de televisão, joga pesado. A realidade cubana é distorcida, manipulada e até adulterada negativamente.
Mas aqueles que conhecem pelo menos um pouco da história de Cuba e de seu povo, sabe que nada disso tirará o brilho da revolução cubana que continuam resistindo e de pé, até por que alguém já diz e Cuba e os cubanos já sabem disso há muito tempo: somente a verdade é revolucionária.
Aloísio Silva é estudante de história pela UFSJ

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Última semana de aula de 2011


Muito bem!
A pedido de muitos vamos fazer a postagem final desse blog.
O ano de 2011 foi muito bom. O contato via blog mostrou-se produtivo e vai melhorar na edição 2012.
Estamos na última semana de aula, eta final de um ano de estudos, leituras, atividades, avaliações, trabalhos e apresentações. Mas, também e especialmente de amizades, brincadeiras (teve um aluno que escondeu dentro da cueca um objeto voador - bolinha de papel daquelas de jogar na nuca e deixar um calombo - que o professor havia recolhido), beijos, olhares, celulares, músicas, alegrias e também tristezas. Tudo isso, somando e dividindo dá uma média positiva.
Feliz Natal a todos e todas seguidores desse blog.
Att. Professor Miguelângelo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana 37 16 a 18 de novembro

Essa semana o Brasil lembra a Proclamação da República dia 15.11.1889, ou seja 122 anos atrás.
A proclamação não foi um movimento popular. As mulheres e as classes populares continuaram excluídas no Brasil.
98% da população não tinha direito de votar.
Antes só os ricos votavam (voto censitário), depois os analfabetos foram proibidos de votar e como os pobres eram analfabetos... tudo continuava igual.

domingo, 6 de novembro de 2011

Semana 36 - 7 a 11 de novembro 2011

Hablando espanhol:


La globalización de la protesta


El movimiento de protesta que nació en enero en Túnez, para luego extenderse a Egipto y de allí a España, ya es global: la marea de protestas llegó a Wall Street y a diversas ciudades de Estados Unidos. La globalización y la tecnología moderna ahora permiten a los movimientos sociales trascender las fronteras tan velozmente como las ideas. Y la protesta social halló en todas partes terreno fértil: hay una sensación de que el "sistema" fracasó, sumada a la convicción de que, incluso en una democracia, el proceso electoral no resuelve las cosas, o por lo menos, no las resuelve si no hay de por medio una fuerte presión en las calles. En mayo visité el escenario de las protestas tunecinas; en julio, hablé con los indignados españoles; de allí partí para reunirme con los jóvenes revolucionarios egipcios en la plaza de Tahrir de El Cairo; y hace unas pocas semanas, conversé en Nueva York con los manifestantes del movimiento Ocupar Wall Street (OWS). Hay una misma idea que se repite en todos los casos, y que el movimiento OWS expresa en una frase muy sencilla: "Somos el 99%".


Além disso: teremos essa semana a visita do Doutorando (Hamburgo-Alemanha) Paulo Alfredo Schönardie, para um encontro com os terceiros anos...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

semana 35 - 03 a 6 de novembro

Acabaram os jogos Pan-Americanos e mais uma vez ficamos atrás de Cuba.
Mais uma vez!
Isso não está certo. Este paiseco tem apenas 11 milhões de habitantes e o nosso tem 192 milhões. Só a Grande São Paulo já tem mais gente que aquela ilhota.
Quanto à renda per capita, também ganhamos fácil. A deles foi de reles 4,1 mil dólares em 2006. A nossa: 10,2 mil dólares.
Pô, se possuímos 17 vezes mais gente do que eles e nossa renda per capita é quase 2,5 vezes maior, temos que ganhar 40 vezes mais medalhas que aqueles comunas.
Mas neste Pan eles ganharam 58 ouros e nós, apenas 48.
Alguma coisa está errada. Como eles podem ganhar do Brasil, o gigante da América do Sul, a sétima maior economia do mundo?
Já sei! É tudo para fazer propaganda comunista.
A prova é que, em 1959, ano da revolução, Cuba ficou apenas em oitavo lugar no Pan de Chicago. Doze anos depois, no Pan de Cáli, já estava em segundo lugar. Daí em diante, nunca caiu para terceiro. Nos jogos de Havana, em 1991, conseguiu até ficar em primeiro lugar, ganhando dos EUA por 140 a 130 medalhas de ouro.
Sim, é para fazer propaganda do comunismo que os cubanos se esforçam tanto no esporte. E também na saúde (eles têm um médico para cada 169 habitantes, enquanto o Brasil tem um para cada 600) e na educação (a taxa de alfabetização deles é de 99,8%). Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano de Cuba é 0,863, enquanto o nosso é 0,813.
Tudo para fazer propaganda comunista!
Aliás, eles têm nada menos do que trinta mil propagandistas vermelhos na cultura esportiva. Ou professores de educação física, se você preferir. Isso significa um professor para cada 348 habitantes. E logo haverá mais ainda, porque eles têm oito escolas de Educação Física de nível médio, uma faculdade de cultura física em cada província, um instituto de cultura física a nível nacional e uma Escola Internacional de Educação Física e Desportiva.
Há tantos e tão bons técnicos em Cuba que o país chega a exportar alguns. Nas Olimpíadas de Sydney, por um exemplo, havia 36 treinadores cubanos em equipes estrangeiras.
E existem tantos professores porque a Educação Física é matéria obrigatória dentro do sistema nacional de educação.
Até aí, tudo bem. No Brasil a Educação Física também é obrigatória.
A questão é que, se um cubano mostrar certo gosto pelo esporte, pode, gratuitamente, ir para uma das 87 Academias Desportivas Estaduais, para uma das 17 Escolas de Iniciação Desportiva Escolar (EIDE), para uma das 14 Escolas Superiores de Aperfeiçoamento Atlético (ESPA), e, finalmente, para um dos três Centros de Alto Rendimento.
Ou seja, se você tiver aptidão para o esporte, vai poder se desenvolver com total apoio do estado.
Pô, assim não vale!
veja mais em

domingo, 23 de outubro de 2011

Semana 34 - 24 a 28 de outubro

Semana dos conselhos do Pacelli.
Avaliações do andamento do semestre.
Sobre o ENEM:
Prova de História: teve mais questões do que o ano passado. A História do Brasil contemplou mais o período do Império e República e menos o período Colonial. As questões podem ser classificadas de nível de exigência mediana e os grandes temas foram contemplados. Sobre a história geral foi cobrado interpretação de texto o que exigia uma atenção redobrada.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana 33 de 17 a 21 de outubro de 2011

Semana do ENEM - Atenção total:

Para ajudar a se preparar para a redação, clique nos links abaixo e confira oito temas que podem cair na redação do Enem:

Do UOL Economia

China anuncia desaceleração do crescimento

Pequim, China, 18 Out 2011 (AFP) -O ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China no terceiro trimestre caiu a 9,1% em ritmo anual, em um contexto internacional menos favorável, informou o governo chinês, que continua enfrentando uma inflação alta.

O crescimento da segunda economia mundial, que foi de 10,4% em 2010, foi de 9,7% em ritmo anual no primeiro trimestre e de 9,5% no segundo, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Para lutar contra a inflação, que alcançou 6,1% em setembro, depois de chegar a 6,5% em julho, o governo restringiu o crédito e elevou as taxas de juros.

Além disso, os exportadores chineses começam a sofrer com a crise das dívidas soberanas na Europa, sua primeira fonte de recursos, uma situação econômica difícil nos Estados Unidos, salários em alta e um yuan que registrou valorização de 7% em um ano na comparação com o dólar.

Ver mais em

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/china-anuncia-desaceleracao-do-pib?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

domingo, 9 de outubro de 2011

Semana 32 - 10 a 14 de outubro

Faltam duas semanas para o ENEM - Ainda dá tempo de se preparar.
O semestre está andando e nesse mês teremos o primeiro conselho de classe.
Nessa altura já dá para tirar a temperatura. Quem tiver febre, ainda dá tempo de buscar remédio, mas não esqueçam que é o estudante que deve reagir. A força na busca do conhecimento deve vir de dentro. Na escola se estuda, se lê, se faz atividades, tarefas, temas, mas também outras coisas. Com organização dá para fazer de tudo, a questão é a prioridade.
Vejam esse texto da volta de Fernando Moraes, que escreveu A ILHA, em CUBA.

domingo, 9 de outubro de 2011

A volta de Fernando Morais a Cuba

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

É uma leitura fascinante a que nos oferece o último livro de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria (Companhia das Letras).

A pretexto de retratar a infiltração de agentes castristas entre as organizações terroristas mantidas, em Miami, por cubanos no exílio, o livro oferece um saboroso painel humano e uma introdução realista ao complicado xadrez geopolítico jogado por Cuba e EUA nos estertores da Guerra Fria.

O resultado é um exame aguçado das relações entre o país caribenho e a então maior potência mundial durante o chamado “período especial”, nos anos 90 - em que, ante o colapso soviético, Cuba teve de se reinventar como atração turística internacional para salvar sua economia.

Apoiado em farta documentação, a obra reconstitui a escalada da violência anti-castrista, baseada em violação sistemática do espaço aéreo cubano (para fins propagandísticos ou por mera provocação) e em ataques terroristas a alvos turísticos, visando espalhar o pânico e minar o fluxo de capital estrangeiro na ilha – tudo sob o silêncio cúmplice dos EUA. (Visto sob a perspectiva histórica pós-11 de setembro, o alerta de Fidel Castro a Clinton de que tais ataques tinham de ser combatidos, pois no futuro qualquer país poderia ser vítima deles, soa não só premonitório, mas como mais uma evidência da leniência dos EUA com sua própria segurança interna).
Ver mais em

domingo, 2 de outubro de 2011

semana 31 03 a 07 de outubro de 2011

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Frei Betto: Adeus Europa


Lembram-se da Europa resplandecente dos últimos 20 anos, do luxo das avenidas do Champs-Élysées, em Paris, ou da Knightsbridge, em Londres? Lembram-se do consumismo exagerado, dos eventos da moda em Milão, das feiras de Barcelona e da sofisticação dos carros alemães?

Tudo isso continua lá, mas já não é a mesma coisa. As cidades europeias são, hoje, caldeirões de etnias. A miséria empurrou milhões de africanos para o velho continente em busca de sobrevivência; o Muro de Berlim, ao cair, abriu caminho para os jovens do Leste europeu buscarem, no Oeste, melhores oportunidades de trabalho; as crises no Oriente Médio favorecem hordas de novos imigrantes.

A crise do capitalismo, iniciada em 2008, atinge fundo a Europa Ocidental. Irlanda, Portugal e Grécia, países desenvolvidos em plena fase de subdesenvolvimento, estendem seus pires aos bancos estrangeiros e se abrigam sob o implacável guarda-chuva do FMI. Veja o texto inteiro:
http://altamiroborges.blogspot.com/2011/09/frei-betto-adeus-europa.html?spref=tw

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Semana 30 - 26 a 30 de setembro 2011

Diego Max esteve conversando com os estudantes do Pacelli dia 26 de setembro.
As avaliações de história já estão ocorrendo. Fiquem atentos e estudem.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semana 29 - 19 a 23 de setembro

19 - 1º concurso de Poesias e declamações do Pacelli no ginásio. Foi um sucesso com 22 participantes e boa presença de público.
São ações assim que reforçam a nossa identidade. Ser gaúcho inclui também nossas músicas e poesias. É o nosso jeito de ser.
Essa semana começam também as avaliações de História. Fiquem atentos e estudem.

domingo, 11 de setembro de 2011

Semana 28 - de 12 a 16 de setembro

Semana Farroupilha:
Chama crioula terça-feira: os alunos buscam no CTG e no Pacelli recepcionamos com hora cívica.
Durante a semana filme para Ensino Fundamental e Médio: Dias diferentes.
Sábado dia 17 desfile farroupilha.
Segunda dia 19: Concurso de Poesias e declamações mais tertúlia - os três turnos de manhã no Ginásio.

domingo, 4 de setembro de 2011

Semana 26 de 5 de setembro a 9 de setembro

Sete de Setembro - Feriado da Independência 1822 e o Brasil "deixa" de ser colônia. Será mesmo...

Vejam esse site das

As 5 coisas mais malignas que aconteceram graças à ajuda de empresas de tecnologia...

http://ronaldolivreiro.blogspot.com/2011/09/as-5-coisas-mais-malignas-que.html

Dow/Monsanto e o Agente Laranja

Parte do problema na Guerra do Vietnã era o terreno. Uma grande parte. Era mais difícil lutar nas selvas do que, digamos, nas planícies abertas do Oriente Médio. Então o Pentágono americano bolou a Operação Ranch Hand – uma campanha de devastamento florestal projetada para deixar os Vietcongs expostos depois que toda a vegetação morresse. Parece simples, certo? Exceto pelo fato de que havia pessoas vivendo em meio a toda aquela vegetação. Milhões de pessoas. E o Agente Laranja (Agent Orange), o composto químico jogado sobre elas, causa diversos problemas graves, incluindo dezenas de tipos de câncer, várias formas de paralisia, problemas de pele, diabetes, Mal de Hodgkin, problemas cardíacos e Parkinson, entre outras coisinhas.
O Agente Laranja foi criado pelo pessoal da Dow & Monsanto, que vende sabonetes, detergentes, sementes e rações para animais. E também uma arma química que a Cruz Vermelha do Vietnã estima ter prejudicado 3 milhões de crianças e adultos na região.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Semana 26 - de 29 de agosto até 02 de setembro

Início do mês de setembro. Diversas atividades estão progamadas para esse mês na escola. Começa com a Semana da Pátria, depois a semana Farroupilha, Dia do Gaúcho, etc. Concurso de Poesia e declamação, Pipoca com filme para o Ensino Médio, busca da chama crioula. Vejam como o Pacelli está interessante.

domingo, 21 de agosto de 2011

Semana 25 de 22 a 26 de agosto de 2011


Professor, acompanhando Prefeito Casali e Tânia, coordenadora do Polo, em visita ao Palácio Piratini, convidando Tarso para III Seminário Estadual da Agricultura Familiar, previsto para 30 de setembro e 01 de outubro. POA está se preparando para comemorar os 50 anos da Legalidade nessa semana dia 25. Esse movimento em que o Rio Grande do Sul foi protagonista, quando Leonel Brizola era Governador, estremeceu o país inteiro. Brizola, de metralhadora à tiracolo, convoca o povo à resistência. O povo se mobiliza, a rádio Guaíba é requisitada e transforma-se na Rádio da Legalidade. Em dois dias a conjuntura muda e o III exército adere ao movimento. Os golpistas recuam e o João Goulart assume a presidência, conforme determinava a constituição. No entanto, a alteração do sistema de governo foi a condição para isso. O Brasil passa 1 ano e quatro meses de parlamentarismo. Os militares se reorganizam e voltam com força em 1964 instalando uma ditadura. A tortura, as prisões, as perseguições e a suspensão dos direitos políticos é a marca desse período cinzento que fez o capitalismo internacional respirar aliviado.
Vejam o texto do professor Miguelângelo no Cooperjornal de 19 de agosto.

domingo, 14 de agosto de 2011

Semana 24 15 a 19 de agosto 2011

O Pacelli está participando do concurso dos 50 anos da Legalidade. Alunas e alunos do Ensino Médio foram convidados para participar com textos, desenhos e análise de fotografias da época. Agora vamos aguardar o resultado.
Dia 25 desse mês o Rio Grande está comemorando aquele que Juremir Machado da Silva chama do maior movimento popular daqui. Vale a pena estudar e ler sobre esse assunto.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Semana 23 de 08 a 12 de Agosto

Esse semana sai o boletim do primeiro semestre na sexta para quem não tem problema. No sábado, penso ser uma minoria, para aqueles e aquelas que não conseguiram 30 pontos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

semana 22 de 01 a 05 de agosto de 2011

Primeira semana de aula do segundo semestre de 2011.
Buscando inspiração em Mário Quintana (1906-1994) - o maior poeta gaúcho -:
"Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação".

Quem planejou ler quatro livros em 2011, dois já deve ter lido. Afinal o primeiro semestre foi produtivo. Além das aulas, diversas atividades paralelas aconteceram, como palestras, filmes, visitas, debates, viagens, leituras, apresentações, encontros, desencontros... tudo isso e muito mais...
Uma escola é assim... além das aulas muitas ações ocorrem e justamente isso faz dela o local que mais tempo se encontram pessoas. É por natureza um espaço público, popular e pelo seu caráter público então ninguém é tratado com diferença nem com indiferença. Ali todos são iguais e isso é bom. Vamos fazer desse segundo semestre melhor ainda do que o primeiro. abraços a tod@s.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ollanta no Peru


Emir Sader
Com a posse de Ollanta como presidente do Peru, mais um pais se soma ao grupo de governos progressistas da América Latina.

domingo, 10 de julho de 2011

semana 21 - 11 a 15 de julho


"Presença Indígena no RS e interculturalidade" - encontro com Sandro Luckman, mestrando da UNIJUÍ e membro do COMIN. Ele é de Santo Ângelo e veio ao Pacelli dialogar com estudantes do ensino Médio. 3a,b,c, 2a,c,d e 1b, mais magitério lotaram o auditório das 8 às 10 horas dos dia 8 de julho. Foi a segunda oportunidade do ensino médio de formação nesse semestre com questões sobre a construção da noção de cidadania organizado pela área de ciências humanas.
O encontro com Luckman tratou da vida, da cultura e de aspectos gerais das comunidades indígenas do RS, especialmente os Kaingang e Guarani. Esta semana vou postar um comentário mais completo incluindo fotos. Seria importante também os estudantes postarem comentários sobre esse encontro. Abraços a a nova postagem será em agosto.

domingo, 3 de julho de 2011

Semana 20 - 4 a 8 de julho


Dito e feito. A presença de Diego Max foi muito boa. Depois de "Diários de Motocicleta" Diego - ator que interpretou "Che" no filme O Olhar de Che Guevara - esteve no Pacelli falando sobre sua vida de artista, os países por onde passou, as ruas de Buenos Aires, seu espetáculo do Che e do Charles Chaplin, cantou Mercedita, tomou chimarrão, viajou pela Europa, América Latina, EUA. Falou de revolução, de Cuba, de música, de poesia, de futebol, de juventude, de esperança, de educação, enfim cantou e encantou a todos e todas. No meio tiramos esse retrato para gravar que a escola pública e especialmente nossa "Área de estudos - ciências humanas"- está preocupada em melhorar a qualidade da educação. Mesmo numa manha muito fria, o ambiente ficou agradável, alegre e quente. Veja só...

domingo, 26 de junho de 2011

Semana 19 - 27 a 01 de julho

  • Caros estudantes: estou tratando de trazer Diego Max para sexta no Pacelli. Ele á ator e já interpretou Che no filme "Olhar de Che Guevara". Vejam o Site dele.

domingo, 19 de junho de 2011

Semana 18 - 20 a 24 de junho


Eric Hobsbawm aos 94 anos: o marxismo hoje

do DIÁRIO LIBERDADE

Fazendo Media - O blog do Beppe Grillo entrevistou Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores europeus vivos, e marxista.

A entrevista aconteceu no dia de seu 94º aniversário, quando esteve em Roma para o lançamento da tradução italiana de seu livro How to Change the World – Why rediscover the inheritance of Marxism. Hobsbawm analisa a possibilidade de uma deriva rumo à direita nos próximos anos na Europa, por razões conectadas à depressão econômica, à ânsia por segurança e à estagnação da União Europeia, arcada sob o peso da obrigação de ser cada vez maior e maior e pela falta de visão política comum. Além disso, os grupos militantes desenvolvem-se mais em regiões onde haja maior número de jovens – por exemplo no norte da África e nos países em desenvolvimento, não na Europa.

E Hobsbawm – que se apressa a esclarecer que é historiador, não futurólogo – fala sobre o que o marxismo passou a ser em nossos dias e os efeitos da mudança.


Sobre o marxismo hoje

Meu nome é Eric Hobsbawm. Sou historiador muito velho. Estou falando com vocês no dia do meu 94º aniversário. Durante toda a minha vida escrevi principalmente sobre a história de movimentos sociais, a história geral da Europa e o mundo dos séculos 19 e 20. Acho que todos os meus livros estão traduzidos para o italiano e são acessíveis; e alguns foram bastante bem recebidos.

Nossa primeira pergunta é sobre seu livro. O marxismo é considerado um fenômeno pós-ideológico. O senhor pode nos explicar por quê? E quais serão as consequências dessa mudança?

Eu não escrevi a expressão "fenômeno pós-ideológico" sobre o marxismo, mas é verdade que, no momento, o marxismo deixou de ser o principal sistema de crenças associado aos grandes movimentos políticos de massa em toda a Europa. Apesar disso, acho que sobrevivem alguns pequenos movimentos marxistas.

Nesse sentido, houve grande mudança no papel político que o marxismo desempenha na política da Europa. Há algumas partes do mundo, por exemplo, a América Latina, em que as coisas não se passaram do mesmo modo. A consequência daquela mudança, na minha opinião, é que agora todos podemos concentrar-nos mais e melhor nas mudanças que o marxismo provocou, nas conquistas permanentes do marxismo. Essas conquistas permanentes, na minha opinião, são as seguintes:

Primeiro, Marx introduziu algo que foi considerado novidade e ainda não se realizou completamente, a saber a crença de que o sistema econômico que conhecemos não é permanente nem destinado a durar eternamente; que é apenas uma fase, uma etapa no desenvolvimento histórico que acontece de um determinado modo e deixará de existir e converter-se-á em outra coisa ao longo do tempo.

Segundo, acho que Marx concentrou-se na análise do específico modus operandi, do modo como o sistema operou e desenvolveu-se. Concentrou-se, sobretudo, no estudo de como o sistema produziu crises enormes.

A principal vantagem da análise que o marxismo permite fazer é que considera o capitalismo como sistema que abriga contradições internas que periodicamente geram crises de diferentes tipos; e essas crises têm de ser superadas mediante uma transformação básica ou alguma modificação menor do sistema. Trata-de dessa descontinuidade, a assunção de que o capitalismo opera não como sistema que tende a se autoestabilizar, mas que é sempre instável e eventualmente, portanto, pode gerar grandes mudanças. Esse, me parece, é o principal elemento que ainda sobrevive do marxismo.

Terceiro, e acho que aí está a preciosidade do que se poderia chamar de um fenômeno ideológico, o marxismo é baseado, para muitos marxistas, num senso profundo de injustiça social, de indignação contra a desigualdade social entre os pobres e os ricos e poderosos.

Quarto, e último, acho que talvez se deva considerar um elemento – sobre o qual Marx talvez não concordasse comigo –, mas que esteve sempre presente no marxismo: um elemento de utopia. A crença de que, de um modo ou de outro, a sociedade chegará a uma sociedade melhor, mais humana, do que a sociedade na qual todos vivemos atualmente. Acho que respondi sua pergunta.

http://ronaldolivreiro.blogspot.com/2011/06/eric-hobsbawm-aos-94-anos-o-marxismo.html?spref=tw

Ver mais em

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Semana 17 - 13 a 17 de junho 2011

Há conflitos militares abertos e sangrentos na Libia, Siria, Yemen, Costa do Marfim, Bahrein, entre outros paises. E o que faz a Otan?
Twitter confiável para estar atento na conjuntura internacional.
Semana de Conselho de Classe no Pacelli.

domingo, 5 de junho de 2011

Semana 16 - 6 a 10 de junho


Semana dos namorados -

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

O soneto 11 de Luiz Vaz de Camões

Mesmo assim temos diversas provas essa semana, por isso não esqueçam de estudar. Entretanto namorar também é importante.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Semana 15 - 30 de maio à 3 de junho

Ministério das Comunicações divulga lista de donos de rádio e TVs

O cadastro dos donos de rádios e TV no país - onde estão os nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras – foi divulgado pelo Ministério das Comunicações em seu site a partir desta segunda-feira (30). A lista atende antiga reivindicação de entidades que tentam fiscalizar o setor e acusam políticos de fazerem uso das emissoras para alavancar candidaturas e prejudicar adversários.

A lista, que teve uma primeira versão divulgada em 2003, no governo Lula, foi retirada do ar logo em seguida por conta de pressões de políticos contrários à divulgação.

O governo quer mudar as regras das concessões de rádio e TV e passará a exigir que os interessados nas licitações comprovem capacidade financeira para bancar a montagem das emissoras. Para isso, tomará duas medidas. Primeiro, subirá o valor do depósito de caução de 1% para 20% - exigência feita para habilitar um interessado a participar da licitação.

Decidido o vencedor da disputa, o Ministério das Comunicações exigirá que o pagamento pela concessão seja feito no ato e de uma só vez. Antes, o vencedor pagava só metade do valor e ainda assim após a aprovação de seu nome (e projeto de emissora) pelo Congresso. A diferença era paga após um ano. Ver mais em
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155311&id_secao=6

domingo, 22 de maio de 2011

Semana 14 - 23 a 27 de maio

Mapa do Brasil pode pular de 26 para 33 Estados

Congresso discute propostas de mudança e a mais avançada é que divide o Pará em três

Veja mais em Amanda Polato, do R7

Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de um plebiscito para a população do Pará decidir se concorda com a criação de dois novos Estados: o do Carajás e o do Tapajós. Mas a mudança no mapa do Brasil não para por aí. O Congresso tem propostas para criar 11 unidades da federação, entre Estados e territórios. E, se forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.

A região Norte sofreria a maior mudança em sua geografia porque, além do desmembramento do Pará, abrigaria os quatro territórios: Rio Negro, Solimões, Juruá e Oiapoque. No Nordeste, são três ideias: o Estado do Maranhão do Sul, o da Gurgueia (desmembramento do Piauí) e o do Rio São Francisco (separação de parte da Bahia). Já no Centro-Oeste, o movimento se concentra no Estado do Mato Grosso, onde podem surgir duas novas divisões: Mato Grosso do Norte e Araguaia.

Os movimentos de separação já têm mais de 20 anos, explica o geógrafo Gilberto Rocha, da UFPA (Universidade Federal do Pará). Durante as discussões para elaboração da Constituição de 1988, regiões manifestaram interesse em se tornarem independentes. Uma delas é o atual Tocantins, que pertencia à Goiás.

- Naquele contexto, emergiram várias propostas de divisão do território nacional. Praticamente em todas as regiões surgiram movimentos com essa perspectiva. Isso, em parte, pode ser explicado em função de que a matéria foi colocada em segundo plano durante todo o regime militar.

O pesquisador lembra que houve algumas modificações durante a ditadura, como a criação do Estado do Mato Grosso do Sul e a unificação do Rio de Janeiro, mas elas não foram tratadas em nível nacional.

Segundo Rocha, durante o regime militar houve uma modificação substancial no povoamento e nas formas de uso do território brasileiro, com o processo de modernização do país. Surgiram novas fronteiras de povoamento, novas cidades e também novos pólos de poder. Muitas dessas fronteiras, principalmente na região Norte, foram estimuladas pelo governo. O geógrafo diz que, só no Pará, surgiram mais de 70 cidades naquele período.

- Na parte oeste da Amazônia Ocidental, onde os processos [de povoamento] não foram intensos, há propostas de criação de novas estruturas político-administrativas, os territórios, que vêm de cima para baixo e não de reivindicações locais. ver mais em http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-mapa-dos-33-estados-brasileiros?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana 13 - 16 a 20 de Maio 2011


Caros estudantes!
Vocês lembraram que dia 13 de maio de 1888 ocorreu a abolição da escravatura com a assinatura da lei áurea pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II?
Pois é! Já se passaram 123 anos e a questão da escravidão no Brasil não está superada.
O tema escravidão é um dos mais importantes do Brasil e isso exige leitura.
Será que a escravidão não se desdobrou em outras questões como a terra ou as favela urbanas?
Procurem as respostas... abraços e até...

domingo, 8 de maio de 2011

Semana 12 - 9 a 13 de maio

O fato mais preocupante da semana foi o assassinato de um líder islâmico pelos EUA. As ações do imperialismo ianque espalham o terror e isso provoca reação...

Veja esse texto de Fidel e boa semana a tod@s

Fidel questiona mentiras e incógnitas sobre a morte de Bin Laden

Os homens que executaram Bin Laden não agiram por sua conta: cumpriam ordens do governo dos Estados Unidos. Tinham sido rigorosamente selecionados e treinados para missões especiais. Sabe-se que o presidente dos Estados Unidos pode, inclusive, comunicar-se com um soldado em combate. veja mais em http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=153701&id_secao=9

domingo, 1 de maio de 2011

Semana 11 - 02 a 06 de maio 2007


Car@s Estudantes!
Dia 01 de maio é dia do trabalhador e da trabalhadora, portanto, dia da maioria daqueles e daquelas que estão dentro da escola pública.
Acompanhei os alunos do Polo Universitário Federal de Três de Maio até a UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, dia 30.04 sábado. São acadêmicos do curso de Tecnólogo da Agricultura Familiar e Sustentabilidade do qual sou tutor. Lá encontrei um ex-aluno do Pacelli. Ele disse que tem saudades e quer voltar para ser professor de química, quando se formar. Na frente do RU (Restaurante Universitário) tinha essa frase:
"PRA QUE(M) SERVE TEU CONHECIMENTO"?
Boa né!...
Essa é também a semana da Expofeira. Sintam-se tod@s convidad@s a visitar a tenda do Polo e conhecer um pouco os cursos que são gratuitos, públicos e de qualidade. Abraços e boa semana...

domingo, 24 de abril de 2011

Semana 10 - 25 a 29 de abril

Analise a charge...
Vivemos numa sociedade capitalista, na era neoliberal, e num mundo sob hegemonia imperial norteamericana. Referências centrais p/ a esquerda. Acompanhe @emirsader e a Charge no Portal Vermelho.
Não esqueça de registrar no blog suas leituras. Boa semana a tod@s.

domingo, 17 de abril de 2011

Semana 9 - 18 a 22 de abril de 2011 - Páscoa


Car@os estudantes!
Estou desejando uma boa páscoa a tod@s.
Este ovo de chocolate é (bzbzbzzz) de vocês...
Estou corrigindo as provas. Elas revelam como está nosso conhecimento e o resultado dos estudos. Afinal, esse ano está valendo a pena (pergunta)... A escola, as aulas, @s professor@s estão bem (pergunta)... Como estão minhas leituras (pergunta)... elas estão contribuindo na evolução do conhecimento (pergunta)... São tantas perguntas não é mesmo! Que bom que você está aí. Abraços e boa semana...

Fidel Castro: “O desfile do 50º aniversário”

O comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro comenta numa rápida Reflexão, o impressionante desfile popular comemorativo do 50º aniversário da proclamação do caráter socialista da revolução e da vitória contra a agressão armada dos mercenários a serviço do imperialismo estadunidense em Praia Girón. Ele não pôde comparecer. Com emocionante singeleza, fala sobre o mérito de estar vivo.

domingo, 10 de abril de 2011

Semana 8 - 11 a 15 de abril 2011


Car@s estudantes... Esta semana é muito importante. Além das provas que estão em andamento outras atividades convidam sua dedicação. Escola é lugar de estudante. Estudante estuda. Quem estuda lê. Não se pode confiar em outros expedientes fora do combinado. Essa primeira avaliação é individual e sem consulta. Preste atenção nisso.
Esta semana também marca os 15 anos dos massacre de Eldorado do Carajás:
Veja o que diz um dos membros do MST, Movimento dos Sem Terra, que luta pela Reforma Agrária no Brasil em movimento no "Abril Vermelho": Além da pauta da reforma agrária, segundo Mauro, o Abril Vermelho marca a passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás (Pará), quando 19 trabalhadores foram assassinados na Rodovia PA-150 pela Polícia Militar do estado. “O Abril Vermelho é sempre uma mobilização simbólica contra a violência no campo”, lembrou Ulisses Monaças. Em Eldorado de Carajás, o MST fará um “acampamento pedagógico” com 500 jovens entre os dias 10 e 17 deste mês. Em Belém, 700 trabalhadores rurais ficarão acampados na Praça da Leitura entre 15 e 19 deste mês". Veja mais em: http://www.sindipetrorn.org.br/noticia/durante-abril-vermelho-mst-lembra-15-anos-do-massacre-de-caraj%C3%A1s

domingo, 3 de abril de 2011

Semana 7 - 4 abril a 8 de abril


Foto do profe em sua sala de estudos (abril/2011)
Muito bem! O ano letivo está bombando... O profe Miguelângelo está lendo o segundo livro e vocês sabem né! Espero que todos também já estejam assim... Leiam e publiquem no nosso blog...
Além disso, enviei um artigo científico para participar de um evento da UNIJUÍ em Maio (Santa Rosa), que depende de aprovação do comitê... Sabem que devemos melhorar nosso currículo, participar de eventos e publicar...
Por outro lado a nossa avaliação já está acontecendo. Além das leituras, participação no blog, na sala, voz, temas, cadernos, livros, atividades em sala, etc... está chegando o momento de uma avaliação escrita. Pois é, antes da páscoa todas as turmas deverão ter uma avaliação escrita, individual e sem consulta... Não precisa se assustar, pois quem particiupa das aulas vai bem com certeza... Estudem e boa sorte... Aqueles que treinam e estão preparados tem mais sorte dizia Daiane dos Santos... ABRAÇOS...

domingo, 27 de março de 2011

Semana 6 - 28 de março a 01 de abril


47 anos do golpe e do começo da ditadura no Brasil.
Essa semana além de continuar nosso estudos e leituras seria importante para @s seguid@res postar sobre o que representou a ditadura de 64-84 no Brasil e América Latina. Nosso blog está bem, participe... abraç@s...

domingo, 20 de março de 2011

Semana 5 - 21 a 25 de março 2011


Esta foto é da Isaura - representante do MMC/RS Movimento das Mulheres Camponesas - num encontro com estudantes do Pacelli em 2010.
Esse encontro foi organizado para discutir e debater os movimentos sociais e a escola pública.
Debater é colocar em choque idéias contrárias. A consciência crítica depende muito disso.
Nessa semana TOD@S já devem estar com suas leituras em andamento. O mês de março deve contar NO MÍNIMO com a leitura de um livro. Leia e registre no blog que num arquivo a parte o profe está guardando. Abraços a tod@s...

domingo, 13 de março de 2011

Semana 4 - 14 a 18 de março 2011


Adivinhe quem está no retrato (inverno 2010/Unijuí Sta Rosa) entre o Professor Miguelângelo e sua namorada Eunice?
Caros Estudantes!
Nosso blog é modesto mas é importante e está funcionando.
Esta semana vamos continuar registrando nossas leituras extra-curriculares.
O professor Miguelângelo ainda está lendo o livro "Fé e cidadania". Nele encontrei uma possível resposta dessa pergunta: O que explica a sorte ou o azar? "Sorte ou má sorte dependem destes poderes espirituais" (Dressel, 2006, p.45). Abraços a tod@s...

domingo, 6 de março de 2011

Semana 3: 7 a 12 de março

Foto Profe Migue e seu filho em Esquina Bado (05.03.11).
O ano letivo não para por causa do carnaval.
Nessa semana vamos registrar o livro que cada seguid@r está lendo.
O do professor vocês já sabem... lembram daquele gesto...
"Fé e cidadania" (212 páginas) de Heinz F. Dressel editora Unijuí, 2006. Essa obra se reporta à influência cultural que os portugueses deixaram e levaram no mundo depois das grandes navegações.
Pois bem, cada um pode registrar o livro que está lendo com um pequeno comentário dele. Assim o professor consegue acompanhar a leitura de vocês.
Obs: quem ainda não começou sua leitura tome uma atitude rsrsrsrsr. Abraços...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo 2011



Semana 1: de 21 a 25 de fevereiro

Caros estudantes!
Este blog é nosso e terá grande utilidade durante o ano letivo 2011.
Tod@s são convidados a participar.
Através dele diversas atividades estão sendo planejadas.
As turmas participantes são aquelas que o professor Miguelângelo atua com História. São elas: 72, 81, 82, 1H, 1G, 2A, 2F, 3A, 3B, 3C. abraços.