domingo, 9 de outubro de 2011

Semana 32 - 10 a 14 de outubro

Faltam duas semanas para o ENEM - Ainda dá tempo de se preparar.
O semestre está andando e nesse mês teremos o primeiro conselho de classe.
Nessa altura já dá para tirar a temperatura. Quem tiver febre, ainda dá tempo de buscar remédio, mas não esqueçam que é o estudante que deve reagir. A força na busca do conhecimento deve vir de dentro. Na escola se estuda, se lê, se faz atividades, tarefas, temas, mas também outras coisas. Com organização dá para fazer de tudo, a questão é a prioridade.
Vejam esse texto da volta de Fernando Moraes, que escreveu A ILHA, em CUBA.

domingo, 9 de outubro de 2011

A volta de Fernando Morais a Cuba

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

É uma leitura fascinante a que nos oferece o último livro de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria (Companhia das Letras).

A pretexto de retratar a infiltração de agentes castristas entre as organizações terroristas mantidas, em Miami, por cubanos no exílio, o livro oferece um saboroso painel humano e uma introdução realista ao complicado xadrez geopolítico jogado por Cuba e EUA nos estertores da Guerra Fria.

O resultado é um exame aguçado das relações entre o país caribenho e a então maior potência mundial durante o chamado “período especial”, nos anos 90 - em que, ante o colapso soviético, Cuba teve de se reinventar como atração turística internacional para salvar sua economia.

Apoiado em farta documentação, a obra reconstitui a escalada da violência anti-castrista, baseada em violação sistemática do espaço aéreo cubano (para fins propagandísticos ou por mera provocação) e em ataques terroristas a alvos turísticos, visando espalhar o pânico e minar o fluxo de capital estrangeiro na ilha – tudo sob o silêncio cúmplice dos EUA. (Visto sob a perspectiva histórica pós-11 de setembro, o alerta de Fidel Castro a Clinton de que tais ataques tinham de ser combatidos, pois no futuro qualquer país poderia ser vítima deles, soa não só premonitório, mas como mais uma evidência da leniência dos EUA com sua própria segurança interna).
Ver mais em

Nenhum comentário:

Postar um comentário