domingo, 2 de outubro de 2011

semana 31 03 a 07 de outubro de 2011

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Frei Betto: Adeus Europa


Lembram-se da Europa resplandecente dos últimos 20 anos, do luxo das avenidas do Champs-Élysées, em Paris, ou da Knightsbridge, em Londres? Lembram-se do consumismo exagerado, dos eventos da moda em Milão, das feiras de Barcelona e da sofisticação dos carros alemães?

Tudo isso continua lá, mas já não é a mesma coisa. As cidades europeias são, hoje, caldeirões de etnias. A miséria empurrou milhões de africanos para o velho continente em busca de sobrevivência; o Muro de Berlim, ao cair, abriu caminho para os jovens do Leste europeu buscarem, no Oeste, melhores oportunidades de trabalho; as crises no Oriente Médio favorecem hordas de novos imigrantes.

A crise do capitalismo, iniciada em 2008, atinge fundo a Europa Ocidental. Irlanda, Portugal e Grécia, países desenvolvidos em plena fase de subdesenvolvimento, estendem seus pires aos bancos estrangeiros e se abrigam sob o implacável guarda-chuva do FMI. Veja o texto inteiro:
http://altamiroborges.blogspot.com/2011/09/frei-betto-adeus-europa.html?spref=tw

Um comentário:

  1. ENEM - Na reta final dos estudos para realizar a prova do Enem, VEJAM informações sobre revistas e vídeos que podem AUXILIAR para revisar conteúdo da prova. Os mesmos são oferecidos por universidades, cursinhos e empresas de educação online.
    Na reta final para o exame, o site Descomplica (descomplica.com.br) oferece aulas virtuais. De acordo com Marco Fisbhen, CEO da empresa, cerca de 500 videoaulas, com os principais conteúdos do Enem, podem ser vistas gratuitamente. "O conteúdo estará aberto até o dia 23 (de outubro). É uma parceria do site com a Microsoft
    e Natura".
    Normalmente, o acesso ao Descomplica é cobrado, afirma o CEO. O estudante paga uma mensalidade de R$ 19,90.

    Já o cursinho Henfil aposta em vídeos no YouTube sobre "as competências cobradas na prova", segundo Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil. "Não ensinamos
    a matéria. Explicamos como o conteúdo poderá ser cobrado na avaliação e as situações que o aluno encontrará no exame", explica Prado.

    Ambos ressaltam que os materiais oferecidos pela internet são complementares aos estudos regulares. "São destinados aos candidatos que já estudam. E não servem para
    os que não têm conhecimento básico dos conteúdos", esclarece Prado.

    ResponderExcluir