segunda-feira, 30 de maio de 2011

Semana 15 - 30 de maio à 3 de junho

Ministério das Comunicações divulga lista de donos de rádio e TVs

O cadastro dos donos de rádios e TV no país - onde estão os nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras – foi divulgado pelo Ministério das Comunicações em seu site a partir desta segunda-feira (30). A lista atende antiga reivindicação de entidades que tentam fiscalizar o setor e acusam políticos de fazerem uso das emissoras para alavancar candidaturas e prejudicar adversários.

A lista, que teve uma primeira versão divulgada em 2003, no governo Lula, foi retirada do ar logo em seguida por conta de pressões de políticos contrários à divulgação.

O governo quer mudar as regras das concessões de rádio e TV e passará a exigir que os interessados nas licitações comprovem capacidade financeira para bancar a montagem das emissoras. Para isso, tomará duas medidas. Primeiro, subirá o valor do depósito de caução de 1% para 20% - exigência feita para habilitar um interessado a participar da licitação.

Decidido o vencedor da disputa, o Ministério das Comunicações exigirá que o pagamento pela concessão seja feito no ato e de uma só vez. Antes, o vencedor pagava só metade do valor e ainda assim após a aprovação de seu nome (e projeto de emissora) pelo Congresso. A diferença era paga após um ano. Ver mais em
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155311&id_secao=6

3 comentários:

  1. Prezado (a) Aluno (a),

    A Nota do ENEM serve para o PROUNI (Bolsa). As inscrições do ENEM DE 2011, serão realizadas no período de 23 de maio até o dia 10 de junho de 2011.
    Informamos ainda que as provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011.
    Maiores informações e inscrições no site: http://enem.inep.gov.br/.

    ResponderExcluir
  2. Por Cris Rodrigues, no blog Somos Andando:

    Recém terminado o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, só consigo escrever sobre sensações e impressões. Talvez mais adiante venha um relato de maior conteúdo prático e político.


    O #BlogProgRS terminou com o PIG Parade, no Brique da Redenção. Para quem é de fora de Porto Alegre, a Redenção é um parque enorme, aonde as pessoas vão, especialmente aos domingos, tomar chimarrão, comer bergamota, passear. O domingo é o melhor dia porque acontece o Brique, uma feira de artesanato que existe desde que me conheço por gente. O Brique é um lugar tradicional das manifestações políticas, especialmente da esquerda – porque até não muito tempo atrás, era só a esquerda que saía para as ruas para manifestar.

    Meu receio com relação ao PIG Parade, que comento agora pela primeira vez, dizia respeito à receptividade das pessoas, já que Porto Alegre – e a Redenção – anda extremamente conservadora. Tinha medo que as pessoas entendessem errado, nos achassem muito radicais. Isso não é legal, porque afasta o debate e a construção coletiva
    Ver mais em http://altamiroborges.blogspot.com/2011/05/impressoes-sobre-o-blogprog-do-rs.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  3. Brasil rural: matar e desmatar, a lógica dominante no país
    3 de junho de 2011


    Por Frei Betto

    Do Correio Braziliense


    Semana passada, quatro líderes rurais foram assassinados no Brasil. No Pará, mataram Herenilton Pereira dos Santos, 25 anos, e o casal de ambientalistas Maria do Espírito Santo da Silva e José Cláudio Ribeiro da Silva, do projeto agroextrativista Praialta-Piranheira.

    Os três viviam no mesmo assentamento rural, em Nova Ipixuna. José Cláudio teve uma orelha arrancada. Isso prova ter sido seu assassinato encomendado. É praxe o mandante exigir do pistoleiro a orelha da vítima como “recibo” do pagamento pelo “serviço” prestado.

    Em Rondônia assassinaram Adelino Ramos, presidente do Movimento Camponeses Corumbiara
    ver mais em http://www.mst.org.br/node/11905

    ResponderExcluir