segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana 13 - 16 a 20 de Maio 2011


Caros estudantes!
Vocês lembraram que dia 13 de maio de 1888 ocorreu a abolição da escravatura com a assinatura da lei áurea pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II?
Pois é! Já se passaram 123 anos e a questão da escravidão no Brasil não está superada.
O tema escravidão é um dos mais importantes do Brasil e isso exige leitura.
Será que a escravidão não se desdobrou em outras questões como a terra ou as favela urbanas?
Procurem as respostas... abraços e até...

3 comentários:

  1. Fidel e Raúl Castro felicitam brigada médica cubana no Haiti

    O líder da revolução cubana, Fidel Castro, e o presidenteda ilha, Raúl Castro, felicitaram a brigada médica de Cuba que luta, no Haiti, contra a epidemia de cólera.

    O vice-presidente cubano Esteban Lazo Hernández, que liderou a delegação do seu país para a posse do presidente haitiano, Michel Martelly, enviou a felicitação aos 944 membros da brigada, de acordo com uma notícia publicada nesta segunda (16), no jornal Granma.

    Lazo reuniu-se com alguns membros da equipe médica cubana no pátio do moderno hospital de referência da comunidade Arcahaie, onde trocou ideias sobre o significado da difícil missão médica de Cuba, que já salvou a vida de 74 mil haitianos. ver mais em http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154311&id_secao=7

    ResponderExcluir
  2. “Lista suja do trabalho escravo” tem novas regras

    Um novo texto contendo as regras do Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, conhecido como a “Lista Suja do Trabalho Escravo”, publicado na semana, imprimirá à questão do combate ao trabalho escravo o conteúdo de garantia da dignidade da pessoa.

    A Portaria interministerial, assinada pela Secretaria dos Direitos Humanos (SDH) e o Ministério do Trabalho (MTE), foi aprovado pelos membros da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

    O Cadastro representa uma ferramenta eficaz do Estado Brasileiro no combate ao trabalho escravo contemporâneo, constituindo uma fonte de consulta de entidades governamentais e empresariais, evitando contaminação com a prática da exploração do trabalho equivalente ao de escravo. Ver mais em http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154319&id_secao=1

    ResponderExcluir
  3. Turma 82 no auditório olhando o Blog do profe Miguelângelo.

    ResponderExcluir